A educação a distância na formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, MG



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Tese

Agência fin.: CNPq

Grau: Doutorado

Disciplina: Ensino e Historia de Ciências da Terra

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Geociências

Programa: Doutorado em Ciências

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Marinho, Cláudio

Orientador: Ronaldo Barbosa


Assunto: Geociencias - Estudo e ensino,Ambiente de aprendizagem,Ambiente virtual de aprendizagem,Formacao de professores,Geosciences - Study and teaching,Learning environment,Virtual learning environment,Teacher training


Resumo: Resumo: Este estudo procurou analisar a contribuição de um curso ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD) para formação de professores de Geociências na região do Vale do Jequitinhonha, MG, no nível de Especialização voltado para Ensino de Geografia e ofertado pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, no período de 2014 a 2018. A disseminação do conhecimento geocientífico pode ser uma estratégia para formação de uma consciência ambiental por meio de programas de formação de professores em todos os níveis de ensino. Ao longo da pesquisa buscamos responder diferentes questões, entre elas: Como os professores de Geociências estão sendo formados via EAD no Brasil e quais as estratégias, ferramentas e ambientes adotados? Quais as condições favorecedoras para uma melhor formação de professores de Geociências a partir de cursos na modalidade EAD? Como a EAD concorre para um possível desenvolvimento da região do Jequitinhonha? Para tanto, utilizamos modelos teóricos Cognição Distribuída, Teoria da Distância Transacional e apoiamo-nos na Netnografia para coleta de dados e análise de conteúdo a fim de interpretar o corpus da pesquisa, constituído tanto pelo registro documental quanto por produções dos alunos-professores registradas em fóruns. Por fim, foi implementada uma proposta de plataforma educacional, denominada Portal do Conhecimento para compartilhar artigos, vídeos e cursos de formação de professores, bem como foi concebido e testado um arsenal de recursos denominado Kit Professor Virtual. Os resultados indicam que modelos de EAD bem sucedidos refletem a competência docente na criação de itinerários envolventes de aprendizagem capazes de motivar os alunos. Conclui-se que a EAD contribui para formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, principalmente em cursos de Especialização lato sensu, ofertados por instituições públicas e privadas. Este trabalho identifica uma série de desafios a vencer, em uma realidade que provavelmente se repete em outras regiões do País. As principais estratégias de fortalecimento da EAD na região podem ser sintetizadas conforme segue: (1) Valorizar a formação e capacitação de profissionais para atuar em EAD. (2) Reconhecer que cursos EAD não atendem a qualquer perfil de aluno. (3) Libertar o desenvolvimento de um curso da estrutura rígida de um AVA. (4) Valorizar a realidade local e demandas específicas. (5) Tornar os cursos mais flexíveis e reflexivos. (6) Privilegiar a modelagem instrucional e montar equipe especializada. (7) Reconhecer que EAD não deve compensar a inexistência de ensino presencial. (8) Praticar avaliação contínua do curso pelos alunos. (9) Atentar para a motivação dos alunos e gerenciar a evasão dos cursos. (10) Conceber as Geociências como caminho para construção da cultura da sustentabilidade


Abstract: Abstract: This study aimed to analyze the contribution of the Distance Education Model (EAD) to the training of Geoscience teachers in the Vale do Jequitinhonha region, MG, in the scope of the Specialization Course in Geography Teaching offered by the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri from 2014 to 2018. The future of the human life on the planet depends on the formation of an environmental awareness among children and adolescents today. Spreading the knowledge about geosciences is a strategy to create such environmental awareness through teacher training programs for all levels of education. The research seeks to answer several questions: how geoscience teachers are trained in Brazil by distance learning programs and what are the online strategies, tools and environments used to promote the process of teaching Geosciences? What are the favorable conditions for the formation of Geoscience teachers from EAD? How is EAD contributing to the development of the Jequitinhonha region? We use the theoretical framework of Distributed Cognition and Transactional Distance Theory to analyze the virtual learning environment of a Geography Teaching Specialization course at a public university in the state of Minas Gerais. As a research methodology we rely on netnography for data collection and content analysis to interpret the research corpus, which consists of a documentary record and written productions of training teachers in the forums. Finally, a proposal for an educational platform called the Knowledge Portal was implemented to share articles, videos and distance learning teacher education courses. The results indicate that successful EAD models reflect the teaching competence in creating engaging learning itineraries capable of motivating students. It is concluded that EAD contributes to the formation of Geoscience teachers in the Jequitinhonha Valley, mainly in lato sensu Specialization courses, offered by public and private institutions. This work identifies a series of challenges to be overcome, in a reality that is likely to be repeated in other regions of the country. The main strategies for strengthening EAD in the region can be summarized as follows: (1) Valuing the training and qualification of professionals to act in EAD. (2) Recognize that distance learning courses do not meet any student profile. (3) Free the development of a course from the rigid structure of an AVA. (4) Valuing the local reality and specific demands. (5) Make courses more flexible and reflective. (6) Privileging instructional modeling and assembling a specialized team. (7) Recognize that EAD should not compensate for the lack of classroom teaching. (8) Practice continuous assessment of the course by students. (9) Pay attention to students motivation and manage dropout rates. (10) Conceive Geosciences as a way to build a culture of sustainability,\$aDoutorado,\$aEnsino e Historia de Ciencias da Terra,\$aDoutor em Ciências,\$a140896/2016-3,\$aCNPQ


Referência: MARINHO, Cláudio. A educação a distância na formação de professores de Geociências no Vale do Jequitinhonha, MG. 2020. 1 recurso online (220 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/340092

Tags: